Bem-vindo à nossa loja online!

0 items

A Urca é histórico bairro carioca.

Dê Sua Opinião Sobre o Produto

Disponível: Em estoque

R$20,00

Resumo

Rio de Janeiro e sua história.

A Urca é histórico bairro carioca.

Duplo clique para aumentar imagem

Afastar
Aproximar

Mais Imagens

* Campos Obrigatórios

R$20,00

Detalhes

Quando os franceses comandados por Villegaignon invadiram a baía de Guanabara, levaram Portugal a enviar uma expedição para expulsá-los da terra carioca. Assim chegaram o Capitão-mor, Estácio de Sá, e seus homens à entrada da barra do Rio de Janeiro,desembarcando em 1º de março de 1565. 0 local do desembarque, onde Estácio deu por fundada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro ( em homenagem ao Rei Dom Sebastião), foi a pequena faixa de terra na "várzea" ou "terra baixa e chã", entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar. Que não é outra senão a atual praia de Fora, nos terrenos da Fortaleza de São João. Ou como escreveria no século XVII Frei Vicente do Salvador: "ao pé de um penedo que se vai as nuvens, chamado Pão de Açúcar". Como não poderia deixar de ser numa cidade portuguesa e católica, ergueu-se uma ermida de taipa e sapê para entronizar a imagem de São Sebastião. O fundador, Estácio de Sá, morto em 1567, foi enterrado nessa mesma capela, e aí ficou ate 1583, quando foi trasladado para o Morro do Castelo, onde a cidade já se achava estabelecida. Localizavam-se as primeiras casas e igrejas da cidade na área onde hoje funcionam a Fortaleza de São João e a Escola de Educação Física do Exército. Apesar de todas as descrições indicarem a praia de Fora como local de fundação da cidade, alguns estudiosos discordam. É o caso, por exemplo, de Ferreira da Rosa, que indica a praia Vermelha, também chamada Porto de Martim Afonso, como o local de fundação. A seguir, colaboração de Gilmar José Santanna de Barros aos 24/02/2007: O trecho que o Sr. Ferreira Rosa ESPECULA que seja praia Vermelha (também chamada Porto de Martim Afonso), como o local de fundação é totalmente sem cabimento histórico, uma vez que a Urca com o Pão de Açúcar eram uma ILHA na época da fundação da primeira cidade (cidade velha) - portanto a praia vermelha só passou a existir entre 1659-1660 depois de um aterro feito por ordem do Governador do Rio de Janeiro Salvador Correia de Sá e Benevides (1602 - 1688). Assim a praia vermelha só passou a existir depois do aterro que conectou o Pão de Açúcar / Urca ao continente, e posteriormente foi feito o mencionadoporto com o nome homenageando Martin Afonso.A imagem de um antigo mapa, acima, mostra que o morro cara de cão e o pão de açúcar com a praia de fora eram uma ilha, cujo nome era ILHA DA TRINDADE. Somente no século XVII (em 1697) é que se fez o aterro que ligou a ilha ao continente. No mapa há indicação das duas fortalezas - a antiga fortaleza dos franceses (expulsos) na Ilha de Villegaignon, onde fica atualmente a Escola Naval e a fortaleza portuguesa onde começou a cidade do Rio de Janeiro (Cidade velha) transferida para o Morro do Castelo por falta de espaço onde era a ilha do Pão de açúcar (na época ilha da Trindade). A área em torno do Pão de Açúcar: não existiam a Praia Vermelha nem o terreno da Praça General Tibúrcio, que estavam cobertos pelo mar. O Oceano Atlântico comunicava-se diretamente com as praias da Saudade e de Botafogo. O Morro da Urca, o Pão de Açúcar e o Cara-de-Cão formavam um conjunto rochoso separado do continente - a Ilha da Trindade. Somente em 1697 é que se fez o aterro que ligou a ilha ao continente. Mais que uma curiosidade, a descoberta deste fato solucionou um problema que intrigava os pesquisadores: porque Estácio de Sá teria escolhido um local tão vulnerável para se fixar e fundar a cidade? Agora sabe-se que o português estava certo: separado do continente, o conjunto do Morro Cara-de-Cão dificultava o ataque dos tamoios e dos franceses por terra. Entre o Cara de Cão e o Pão de Açúcar, ou entre os morros da Urca e da Babilônia, o certo é que a cidade do Rio de Janeiro teve seu embrião nas proximidades do atual bairro da Urca. Com a mudança da cidade para o Castelo, a Vila ou Cidade Velha, como passou a ser chamada, destinou-se exclusivamente a defesa da baía de Guanabara. Foram sendo erguidos fortes e redutos, continuamente reformados e adaptados,restando do século XVI um portão, de 1572, que foi tombado, em 1938, pelo então Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - SPHAN. Os demais, construídos por ordem de D. Pedro II, em 1872, não foram ainda tombados. Quanto à Urca, como bairro integrado à malha urbana do Rio de Janeiro, só viria a ser concebida e construída mais de 300 anos depois da fundação da cidade, como veremos adiante. ====Morro da Babilônia, Shopping Rio-Center, // When the French commanded by Villegaignon invaded the Bay of Guanabara, led Portugal to send an expedition to expel them from the Rio Earth. Thus came the Captain General, Estacio de Sa, and his men at the entrance of the Rio de Janeiro bar, landing on March 1, 1565. 0 landing site where Estacio gave founded by the city of Sao Sebastiao do Rio de Janeiro (in honor of King Dom Sebastião), was the small strip of land in the "lowland" or "land and low tea", between the hills Dog Face and Sugar Loaf. That is none other than the current beach Outside, the grounds of Fort St. John Or write as in the seventeenth century Frei Vicente do Salvador. "At the foot of a cliff that goes clouds, called Sugar Loaf". How could it be a Portuguese and Catholic city, rose a chapel of mud and thatch to enthrone the image of San Sebastian. The founder, Estacio de Sa, who died in 1567, was buried in the same chapel, and remained there until 1583, when it was transferred to the Castle Hill, where the city was already established. Were located in the first houses and city churches in the area where today operate at Fortress of St. John and the Army School of Physical Education. Despite all the descriptions indicate the stock of beach as place of foundation of the city, some scholars disagree. This is the case, for example, Ferreira da Rosa, indicating the Red beach, also called Port of Martim Afonso, the place of foundation. Next, collaboration Gilmar José de Barros Santanna to 24/02/2007: The passage that Mr. Ferreira Rosa speculates that is Red Beach (also called Port of Martim Afonso) as the foundation site is totally historical appropriateness, since the Urca with Sugar Loaf was a ISLAND at the time of the foundation of the first city (old town) - so the red beach only came into being between 1659 to 1660 after a landfill made by order of the Governor of Rio de Janeiro Salvador Correia de Sá and Benevides (1602-1688). So the red beach only came into being after the landfill that connected the Sugarloaf / Urca to the mainland, and was later made mencionadoporto named honoring Martin Afonso.A image of an ancient map, above, shows that the guy hill dog and the sugar Loaf with the beach outside were an island, whose name was iSLAND TRINITY. Only in the seventeenth century (in 1697) is that he made the landfill that connected the island to the mainland.   On the map are indicating the two fortresses - the ancient fortress of the French (expelled) in Villegaignon Island, where he currently is the Naval Academy and the Portuguese fortress where he began the city of Rio de Janeiro (Old City) transferred to the Morro Castle by lack of space which was the island of sugar Loaf (in the Trinity island time). The area around the Sugar Loaf: there were the Red Beach or the land of the Praça General Tiburcio, which were covered by the sea. The Atlantic Ocean-communicated directly with the beaches of Saudade and Botafogo. The Morro da Urca, Sugar Loaf and the Man-of-Dog formed a separate rocky entire continent - the Trindade Island. Only in 1697 is that the landfill did that connected the island to the mainland. More than a curiosity, the discovery of this fact solved a problem that puzzled researchers: because Estacio de Sa would have chosen such a vulnerable place to settle and found the city? Now it is known that the Portuguese was right: separated from the mainland, the whole face-to-Dog Hill made it difficult to attack tamoios and the French to the ground. Between Dog Face and the Sugar Loaf, or between the hills of Urca and Babylon, the fact is that the city of Rio de Janeiro had its embryo near the current Urca. With the change of the city to the Castle, the Village or Old Town, as it came to be called, was intended solely to defend the Guanabara Bay. Were being built forts and redoubts, continually renovated and adapted, leaving a gate of the sixteenth century, 1572, which was listed in 1938 by the then Heritage Service and Artistic - SPHAN. The other, built by King Pedro II in 1872, have not yet fallen. As for Urca, as integrated into the urban fabric of the neighborhood Rio de Janeiro, would only be designed and built more than 300 years after the city was founded, as we shall see. ==== Morro da Babilônia, Rio Shopping-Center, Urca,

Informação Adicional

Nome A Urca é histórico bairro carioca.
Fotografo Kim-Ir-Sen

Tags do Produto

Use espaços para separar as Tags. E aspas simples (') para frases.